Todo profissional que atua no ramo da educação sabe a dificuldade que é conseguir aplicar todo seu conhecimento em sala de aula. E por mais que este profissional tenha uma excelente formação e o “dom” para ensinar, muitas vezes essas qualidades e esforços podem não ser o suficiente para garantir o aprendizado dos alunos.
É necessário que as instituições incentivem os alunos a estudar, já que alguns possuem mais dificuldades em conseguir manter a atenção focada em sala de aula, e assim absorvam o conteúdo aplicado.
Por isso, separamos algumas dicas que podem auxiliar seu aluno a aprender com mais facilidade, de forma enriquecedora e ainda melhore sua visão sobre a sala de aula.
Tenha uma boa relação com o aluno
É fundamental que o professor tenha um bom relacionamento com os alunos. Isso porque, tendo uma aproximação com o aluno, é muito mais fácil que o mesmo veja o profissional de sala de aula como inspiração e admiração, e assim resultando em uma maior dedicação aos estudos.
Para essa aproximação, é necessário que o professor consiga entender melhor as dificuldades desse aluno, trate cada um com uma forma mais próxima, tenha atenção, respeito, receptividade e paciência.
Entenda a individualidade de cada um
Empatia é uma palavra muito usada nos dias atuais, e não por acaso. Ela é relevante para o contato social e fundamental dentro da sala de aula. É necessário que o professor se mantenha com atenção para identificar e solucionar problemas, além de encontrar cada particularidade de seus alunos. Isso também ajuda em uma aproximação mais efetiva.
Aplique tarefas desafiadoras
A maioria dos alunos não gostam de levar tarefas para casa. Por isso, há um grande número de alunos que acabam sendo inadimplentes, ou não executam a tarefa como deveriam.
Para mudar este cenário é interessante que o professor aplique atividades desafiadoras, incitando os alunos a superar diversos obstáculos. Isso estimula o aluno a provar sua própria capacidade.
Estimule a curiosidade deste aluno
É um grande desafio para o professor conseguir despertar a curiosidade do seu aluno sobre algum assunto específico. Quando o profissional consegue atingir este desafio, os alunos acabam ficando curiosos e assim procuram saber mais sobre o assunto.
Essa curiosidade também pode beneficiar na hora de debates e na superação de dificuldades.
Também é interessante que o aluno seja cada vez mais incentivado a ler. Para que assim, o aluno tenha sua mente cada vez mais focada sobre determinado assunto.
O professor também pode contextualizar em sala, para que a aula fique mais interessante. Portanto, o professor pode contar histórias e compartilhar experiências sobre o assunto que está sendo discutido em sala de aula.
Use a tecnologia a seu favor
Hoje em dia, a tecnologia está presente em todos os momentos, e pode fazer parte da sala de aula, e até mesmo em casa. Indique tarefas e conteúdos que podem ser aplicados em casa e o aluno considere interessante.
Utilize vídeos, imagens e outros recursos tecnológicos para que os alunos tenha mais chances de ter sua atenção focada no assunto a ser tratado.
Mais algumas dicas curtas mas que podem fazer toda a diferença entre aluno e professor:
- Faça pausas ao invés de expor todo o conteúdo da aula de uma vez;
- Organize certas frases e ideias específicas de sua mensagem para que sejam lembradas;
- Procure diferenciar entonações e o volume daquilo que pronuncia. Tenha um discurso chamativo!